Preço baixo é bom, atendimento qualificado é melhor ainda

Imagem relacionada
É claro que o consumidor, antes de adquirir um produto, pesquisa, pechincha e busca boa qualidade, porém, o que mais tem atraído os clientes é o bom atendimento. Uma pesquisa realizada pelo  Instituto de Estudos e Marketing Industrial constatou que 51% dos entrevistados consideram este como fator mais importante na realização de uma compra.

Uma loja com vendedores despreparados, então, sai perdendo. Mesmo que ofereça produtos com preços competitivos e alta qualidade, não conquista os consumidores, que não voltam ao estabelecimento quando não são bem atendidos, segundo 76% dos pesquisados.

Algumas empresas reservam, a cada ano, 25% do tempo de seus vendedores para treinamento adicional. O gasto que a organização tem com a capacitação de colaboradores compensa o ônus de se colocar um funcionário sem conhecimento, desatualizado, ou sem tato para lidar com o público, para vender seus produtos.

treinamento tanto pode ser orientado para a venda, cujas técnicas são voltadas para a valorização do produto, quanto para a solução dos problemas do cliente. O professor Pedro Moreira, no curso Treinamento de Atendente de Loja, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, comenta que “no último caso, o atendente se capacita a ouvir e identificar as necessidades de seus clientes. Melhor do que saber apresentar o produto, é analisar as necessidades do consumidor e descobrir oportunidades para a loja”.

A pesquisa também revelou que são considerados bons vendedores aqueles que não são insistentes, não sufocam o comprador. Além disso, as pessoas preferem os que sabem dar boas informações sobre os produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages