Pular para o conteúdo principal

Facebook ou Instagram: Qual é o melhor para divulgar?

As redes sociais são ótimos veículos de divulgação, seja Facebook, Instagram, Twitter, Google+, Linkedin e outras. Sabe por quê? Simples, porque todo mundo está lá.

No marketing o melhor lugar para se investir e divulgar sua marca é aquele onde a maioria das pessoas está ou participa. Ou seja, onde tiver mais pessoas com potencial de comprar seus produtos mais chances têm de vender para elas. Como dizia o velho ditado “quem não é visto não é lembrado”.

Antes de escolher se deve investir em uma ou outra plataforma de rede social, responda uma pergunta:

Onde seus clientes estão?

Se a sua resposta foi sim para o Facebook, irá precisar criar uma fanpage (página) no Facebook para seu negócio. Já se por acaso acreditar que seu público está somente no Instagram você precisará ter uma conta nele.

Divulgação via Impulsionamento
Caso queira levar sua divulgação para o nível mais avançado onde investirá dinheiro para impulsionar postagens e anúncios patrocinados. Precisará ter uma fanpage no Facebook independente se apenas foca no Instagram. Pois as duas redes sociais são da mesma empresa, o Facebook. Por isso a ferramenta de divulgação via cobrança até o momento é feita apenas pelo Facebook e estendido ao Instagram. Ou seja, se reparar o Facebook está como centro de todas as ações.

Engajamento
Atualmente o Instagram demonstra ou aparenta ter o melhor índice de engajamento, mas é por conta de alguns fatores como:
  • O menor o número de usuários perante ao Facebook. Desta forma os seguidores veem mais feeds de usuários e menos propaganda;
  • Por ser uma rede mais nova. Por isso atrai grupos de pessoas que gostam de usar ferramentas mais atuais ou conhecer novas tendências. É o público que costumam usar a plataforma com mais frequência para atrair mais pessoas (como ocorrera com o Facebook no passado);
  • As formas de interação (curtir e comentar) são mais simples que as do Facebook. Sendo apenas curtir (de forma muito simples) ou comentar (sem diretas abaixo), não existe compartilhar (direto ou escrevendo, em grupos ou páginas) conteúdo, se quiser fazer isso terá de utilizar um app diferente que faz repost, o que não é simples e usual.
  • O volume de curtidas é maior porque é uma rede social mais visual, padronizada e com menos informações (já o Facebook parece um carnaval de cores e formatos). Sendo basicamente um feed com fotos, onde o usuário vai rolando pela tela e curtindo as imagens do seu interesse. Sem contar que as curtidas não ficam escancaradas, são bem mais discretas e privadas. Isso torna mais atraente, pois as pessoas engajam com aquilo que sentem mais à vontade.

Comentários